Quais são os tipos de servidores públicos no país? Qual a sua relação com as políticas públicas? E com a defesa da democracia e o combate à corrupção? Gastamos demais com servidores públicos? Entenda pontos centrais desse debate.
A expressão “servidores públicos” costuma ser associada no imaginário popular a alguma empreitada burocrática do cidadão comum para obter documentos ou resolver problemas práticos digna das epopeias gregas. É possível, ainda, que alguns evoquem a figura dos “marajás”, dotados de salários polpudos e inversamente proporcionais ao trabalho que realizam.
Nenhuma dessas representações caricatas corresponde, porém, à realidade. Servidores públicos estão diretamente ligados com a prestação de serviços essenciais para a população, bem como com o desempenho de atividades essenciais para a proteção do Estado democrático de direito e o combate à corrupção. Além disso, a maioria deles recebe salários bastante modestos.
Através de 10 perguntas elaboradas pelo jornal independente Nexo, é possível compreender sobre essas relações e procurar desconstruir alguns dos maiores mitos sobre o funcionalismo público brasileiro.
CLIQUE AQUI para conferir as perguntas
Fonte: Jornal Nexo