O SINDJUFE/MS participou da Live Ampliada da FENAJUFE sobre o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Violência contra a Mulher organizada pelas Coordenadoras da FENAJUFE Lucena Pacheco, Elcimara Souza, Juscileide Rondon. O evento virtual contou com a participação de representantes de vários sindicatos filiados à FENAJUFE.
Foram debatidos temas relacionados com o feminicídio, violências física, moral, psicológica, sexual, política que vitimizam as mulheres, independentemente da camada social a que pertencem; as causas e consequências dessa violência ostensiva ou velada e a busca de saídas dessa cultura machista, discriminatória, preconceituosa que por séculos oprimem as mulheres e em prejuízo de uma sociedade mais justa e igualitária.
Também foi abordada a questão da reforma administrativa proposta pelo governo (PEC 32) e sua repercussão, caso aprovada, na vida da mulher brasileira e como os órgãos do Poder Judiciário tem tratado a mulher como servidora e na prestação jurisdicional nos casos de violência doméstica ou crimes sexuais.
O SINDJUFE/MS foi representado por sua Coordenadora Administrativa, Zeneide Andrade de Alencar que falou sobre a importância de a FENAJUFE abrir espaço na sua agenda pela discutir temas específicos como o da violência contra a mulher em meio às lutas pela defesa dos serviços públicos e pela valorização das carreiras do PJU/MPU. Discorreu sobre os diversos tipos de violência que sofre a mulher, na cidade e no campo e também falou sobre a divulgação de uma pesquisa muito interessante feita pelo Instituto Marielle Franco em parceria com a Justiça Global e Terra de Direitos sobre a violência política contra as mulheres negras candidatas nas Eleições Municipais de 2020, disponível no site www.violenciapolitica.org .
A “live” encontra-se disponível no canal do YouTube e do Facebook da Fenajufe.
Assista!!