Amanhã, quarta-feira (24), servidoras e servidores públicos federais, estaduais e municipais realizam um Dia Nacional de Luta, Mobilizações, Paralisações e Greve do Funcionalismo Público.
Agenda do SINDJUFE/MS
O SINDJUFE/MS vai aderir às mobilizações na quarta-feira, durante a manhã haverá uma atividade virtual a convite do SINTRAJUD, e à noite, às 18h45, haverá assembleia geral para discussão do texto da Reforma Administrativa com a categoria.
Aula Pública
Durante a manhã, às 10 horas, o SINDJUFE/MS participa de atividade a convite do SINTRAJUD (Sindicato dos trabalhadores do Judiciário Federal no Estado de São Paulo). A aula pública com o tema “Enfrentamento à pandemia e defesa dos serviços públicos e dos direitos”, contará com a participação dos professores Plínio de Arruda Sampaio Jr. (aposentado do Instituto de Economia da Unicamp), Flávia Bischain (professora da rede estadual e integrante da secretaria executiva da CSP-Conlutas) e Domingos Alves (docente da Faculdade de Medicina da USP/Ribeirão Preto). Clique aqui e acesse a sala Zoom da atividade para participar. Além disso, a atividade será transmitida pelo Canal do Youtube do SINTRAJUD e pelas páginas no Facebook do SINTRAJUD e do SINDJUFE/MS.
Assembleia Geral
A Coordenação Colegiada do SINDJUFE/MS, no uso de suas atribuições Estatutárias e com base nos do Estatuto do SINDJUFE/MS, convocou todos os Servidores do Judiciário Federal, filiados e não filiados ao SINDJUFE/MS para a ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, para o dia 24/03/2021 (quarta-feira), às 18h45min, em primeira convocação e 19 horas em segunda convocação, a ser realizada via Google Meet (pelo link: https://meet.google.com/cqr-qgqc-gzp).
A assembleia tem como pauta principal a Discussão sobre o texto da proposta de reforma administrativa apresentada pelo governo, e debate de ideias para o combate ao desmonte dos serviços públicos; ao congelamento dos salários dos servidores públicos por quinze anos; e para defesa da saúde e vida dos(as) servidores(as).
Dia Nacional de Mobilização
O calendário de mobilização foi construído pelas entidades que compõem o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), reforçado no Seminário “O Serviço Público que Precisamos” realizado dias 15 e 16 que teve como pauta principal de unificar e organizar a luta dos Servidores Públicos contra a Reforma Administrativa.
A mobilização tem como pauta a defesa dos serviços públicos, a luta por vacinação para todas e todos, a cobrança pela liberação imediata do auxílio emergencial que atenda às necessidades da classe trabalhadora e por um lockdown nacional para conter a propagação da Covid-19.
A Fenajufe orientou a participação de toda a base nas mobilizações no dia 24 com foco na resistência aos ataques que o funcionalismo público tem sofrido, pois, desde o início da gestão, o governo Bolsonaro tem atacado os servidores com políticas de retirada de direitos. Isso se acirrou recentemente com a aprovação da PEC 186 que, além de congelar salários, vai trazer mais recessão, sacrifícios sociais e privatizações. E o próximo golpe para o funcionalismo é a reforma administrativa que já está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A proposta de reforma vai causar a longo prazo, o fim dos serviços públicos e da estabilidade, privatizações e prejuízos para toda a população.