O SINDJUFE/MS e a UNIGRAN-CAPITAL estabeleceram uma parceria, em julho de 2018, para a realização de ações de saúde com os servidores filiados, entre as quais, o desenvolvimento de uma pesquisa sobre assédio moral.
A partir disso foi elaborado o projeto pela equipe técnica coordenada pelo Professor Fernando Faleiros de Oliveira, da Faculdade de Psicologia da UNIGRAN e desenvolvidas as estratégias para a sua implementação, metodologia, elaboração dos questionários, sua aplicação e apresentação do resultado, que está disponível o site do SINDJUFE, aba Área do Filiado, desde 30 de setembro (https://sindjufems.org.br/login/).
Uma das etapas desse projeto foi a realização de reuniões de sensibilização dos dirigentes dos órgãos do Poder Judiciário Federal – PJU e do Ministério Público da União – MPU, ocasião em que os integrantes da equipe técnica da UNIGRAN e os dirigentes do SINDJUFE/MS fizeram explanações sobre o projeto. Dessas reuniões resultou o entendimento de que era necessário fazer o levantamento diagnóstico abrangendo a saúde mental, qualidade de vida e situações de assédio moral.
Ultrapassada essa etapa, foram elaborados e distribuídos os questionários a 1009 servidores do PJU e MPU, no período de 26 de março a 30 de maio de 2020, com o apoio dos órgãos que aderiram à pesquisa. Feita a tabulação dos dados, o relatório analítico da pesquisa, intitulada Qualidade de Vida, Saúde Emocional e Violência no Trabalho em Servidores de Instituições do Poder Judiciário Federal em Mato Grosso do Sul, foi concluído em abril de 2021.
A partir dessa data foi feita outra rodada de reuniões com os dirigentes dos órgãos participantes da pesquisa para divulgar o relatório, discorrer sobre os dados apurados e abordar possíveis causas e ações para reduzir as situações que afetam a qualidade de vida e saúde emocional dos servidores e redução de situações de violência laboral.
Dia 8 de outubro o SINDJUFE/MS realizará um evento denominado CONVERSANDO SOBRE ASSEDIO MORAL, em que os servidores e filiados terão a oportunidade de dialogar com o Professor Faleiros sobre toda a pesquisa realizada no PJU e MPU em 2020, o diagnóstico, o relatório e as conclusões desse trabalho.
A presença dos filiados nesse evento é muito importante para a compreensão das circunstâncias que podem ser desencadeadoras de doenças emocionais decorrentes de redução da qualidade de vida no trabalho ou de situações de assédio moral e, por conseguinte, buscar a sua prevenção ou tratamento.