Aconteceu nos dias 09 e 10 de novembro, em Brasília, o Encontro Nacional de Comunicação da Fenajufe. O evento foi uma oportunidade para que dirigentes sindicais ligados diretamente à comunicação e jornalistas/assessores da área pudessem debater o desafio conjunto da comunicação, dos sindicatos e federação, para levar as informações para as bases, utilizando-se das novas ferramentas colocadas pelo avanço da internet e das redes sociais, que multiplicaram os meios disponíveis (colocando novos desafios para a comunicação sindical).
Para a coordenadora de Comunicação do SINDJUFE/MS, Ivonete Martini, o encontro foi muito proveitoso, apesar do pouco tempo, com palestras excelentes, muito bem focadas nos assuntos em pauta. Além do conhecimento conpartilhado foi importante também para aproximar os setores de comunicação dos sindicatos com a federação, e os sindicatos entre si, visando cumprir o objetivo de integrar e potencializar a comunicação sindical no âmbito da Justiça Federal e do Ministério Público Federal.
No encontro foi apresentado o “Plano de Comunicação Integrada da Fenajufe – A Comunicação da Fenajufe – uma nova proposta”. Esse plano visa integrar a comunicação dos sindicatos e colocar novas ferramentas no âmbito da federação que contarão com a participação e conteúdos dos sindicatos.
A comunicação é o sistema nervoso onde circula a informação, sendo necessária a capilarização através dos diferentes meios/ferramentas para que as informações cheguem ao maior número possível de trabalhadores da base.
Além das questões relativas à comunicação, também houve espaço para um debate sobre a conjuntura do país e do movimento sindical, com os desafios colocados na defesa dos interesses dos servidores, sendo que após a promulgação da reforma da previdência, o governo já prepara a reforma administrativa que poderá ter impactos sobre as condições de trabalho e salários do funcionalismo.
O painel, “Cidadania sob Ataque: A destruição do Estado com as reformas e o desafio da mobilização. abordou a conjuntura sob a ótica da necessidade de levar as informações para os servidores e como sensibilizar os mesmos para o que vem acontecendo, o que vem sendo aprovado no Congresso e a necessária mobilização para se barrar a continuidade desses ataques.
Além dos representantes da federação participaram do encontro diretores e jornalistas do Sindjus-DF, Sinjufego-GO, Sintrajud-SP, Sindiquinze-SP, Sindjufe-MS, Sinje-CE, Sintrajusc-SC, Sitraemg-MG, Sisejufe-RJ, Sintrajufe-RS e Sindjuf-PA/AP.