O SINDJUFE/MS promoverá amanhã, 29 de março, às 19 horas, uma live intitulada “Conversa entre mulheres – Escolhas financeiras: como encontrar o equilíbrio das contas”. A ministrante da live será a servidora Graziela Gonçalves, que tem expertise na área das finanças pessoais e desenvolve estudos sobre o tema há mais de 5 anos. Graziela é servidora pública federal há mais de 16 anos com atuação no setor de licitações, contratos e penalidades administrativas, é pregoeira, especialista em Direito Administrativo, professora e palestrante.
No sentido de introduzir o tema e conhecer as razões que levaram Graziela a buscar conhecimento sobre o tema e como isso influenciou sua vida, o sindicato realizou uma entrevista breve com a servidora. Acompanhe abaixo.
SINDJUFE/MS: O que a fez se interessar pelo tema das finanças pessoais?
Graziela: Em 2017, meu esposo estava fazendo um curso online e tinha uma palestra do Gustavo Cerbasi como um dos materiais extras, que se falava da inteligência financeira, que vai muito além da educação financeira. Acabei ouvindo junto com ele e achei bem interessante a linguagem simples, sem termos técnicos do mundo financeiro e que passava a ideia de que precisamos viver bem o hoje e se programar para o “amanhã”. Acredito que esse foi o meu despertar. Mas somente quando percebi, em um certo mês, que a fatura do meu cartão de crédito era o valor do meu salário, entendi que precisava de ajuda, porque teria que fazer um empréstimo para pagar o restante das contas do mês.
SINDJUFE/MS: Quais particularidades você percebe na relação entre as mulheres e o trato com as finanças? E qual importância de que elas busquem se informar sobre o tema?
Graziela: Nós mulheres, em sua grande maioria, não gostamos de falar de dinheiro. É quase vergonhoso perguntar a outra pessoa o quanto se ganha e o que faz com o dinheiro. Não tivemos educação financeira em casa e quando começamos a ganhar dinheiro, não há essa vontade ou orientação para investir. A maneira como nos relacionamos com o dinheiro é muito emocional e, quase sempre, gastamos por impulso. A importância de buscar informações sobre esse tema é para que possamos realizar de fato os planos e ter independência para fazer escolhas, em todas as áreas da vida.
SINDJUFE/MS: Como você acredita que compreender as finanças pessoais, as decisões relacionadas às finanças e o planejamento te ajudaram e podem ajudar outras servidoras no equilíbrio das contas e na estabilidade?
Graziela: Eu fui buscar conhecimento quando me deparei com as dívidas e quanto mais aprendia, conseguia identificar as más escolhas financeiras que já tinha feito. Experimentei uma grande transformação na minha vida e principalmente com minha família. Temos trilhado novos caminhos desde então e já podemos ver os frutos disso com o aprendizado dos meus filhos.
SINDJUFE/MS: Quais dicas você dá para quem quer começar a se informar e se formar sobre o tema das finanças pessoais?
Graziela: O início de tudo é a transformação do pensamento, identificar as crenças erradas que temos em relação ao dinheiro. Há muito material incrível na internet e nos livros. Indico começar com livros como 1. Pai Rico, Pai Pobre, de Robert Kiyosaki, 2. Os Segredos da Mente Milionária, de Harv T. Eker, 3. Casais Inteligentes Enriquecem Juntos, de Gustavo Cerbasi e 4. O homem mais rico da Babilônia, de George S. Clason.
Participe da live
O evento ocorrerá nesta terça-feira (29), às 19 horas, com transmissão pelo Canal do SINDJUFE/MS no Youtube. Acesse pelo link agora (youtube.com/watch?v=j7tuBI-pqQo) e clique em “definir lembrete” para ser lembrado da live com antecedência.
Além de Graziela, a live terá a participação da Coordenadora Administrativa do sindicato, Zeneide Andrade Alencar, que será mediadora do espaço. Além da exposição e troca de ideias sobre o tema será sorteado um livro para quem estiver assistindo a live.