Livros serão lançados nesta terça-feira (16), em cerimônia no Superior Tribunal de Justiça.
A coordenadora do Núcleo de Servidores com Deficiência do SINDJUFE/MS e advogada Tania Regina Noronha (foto) integra a autoria da coleção de livros sobre Deficiência & os desafios de uma sociedade inclusiva.
A obra, dividida em três volumes, conta com a colaboração de 90 autores, entre eles, a filiada Tania Regina, que tratam sobre as pessoas com deficiência e os inúmeros desafios para uma sociedade efetivamente inclusiva.
De acordo com a ministra Nancy Andrighi, responsável pela redação do prefácio, trata-se de obra de construção coletiva que vem regada de amorosidade dos autores em prol da causa das pessoas com deficiência, aliada ao forte propósito de todos no sentido de indicar e encontrar caminhos e instrumentos para cumprir o nosso dever primordial de amor ao próximo.
“Ser “diferente” desafia o afeto e a empatia que desenvolvemos facilmente diante do que reconhecemos nos padrões familiares, linguísticos e sociais predeterminados. Ainda quando sujeitos a graus distintos de influências genéticas e ambientais, estes ainda compõem uma constelação de reflexões sobre o sentido do que significa ser “diferente” e, principalmente, do porquê não sermos inclusivos, aprendendo a amar e respeitar essas diferenças”, afirma.
Ainda segundo a ministra, atingir o patamar para merecer ser chamada de sociedade inclusiva não é tarefa fácil e sequer isolada, mas sim, uma intensa e contínua atividade amorosa de toda a sociedade. “Os instrumentos e a forma de atingir esses objetivos são transmitidos com clareza, nos inúmeros textos que compõe essa rica obra. Das lições fica evidenciado que cada um, ainda que no seu pequeno mundo, pode praticar ações concretas que contribuirão significativamente para incrementar a inclusão social, poupando a todos da vergonha de responder por omissão”.
A coletânea sobre Deficiência & os desafios de uma sociedade inclusiva será oficialmente lançada nesta terça-feira (16), em uma cerimônia marcada para acontecer entre 18:30h e 21h, no Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília.
No entanto, os servidores e demais interessados que quiserem adquirir os livros já podem efetuar a compra nas principais livrarias de todo o país.
O SINDJUFE/MS parabeniza os autores da obra, em especial, a coordenadora do Núcleo Tania Regina Noronha pela atenção a tão relevante tema para o serviço público e toda a sociedade.