No último dia 16 de agosto foi feito o lançamento, pela Editora Foco, de três volumes de livros intitulados “DEFICIÊNCIA E OS DESAFIOS DE UMA SOCIEDADE INCLUSIVA”, no Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça.
A obra é uma coletânea de 90 artigos reunidos em três livros sobre temas ligados à inclusão, como o uso de inteligência artificial, eliminação de barreiras arquitetônicas, entre outros, de muita importância para toda a sociedade e gestores públicos em especial. O prefácio foi de autoria da Ministra Nancy Andrighi e o posfácio, feito pela Senadora Mara Gabrilli que também tem deficiência locomotora.
Entre os colaboradores está a Analista Judiciária Tania Regina Noronha Cunha, aposentada do TRE-MS, filiada e diretora do Núcleo dos Servidores com Deficiência do SINDJUFE/MS, atualmente advogada, Presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Com Deficiência da OAB/MS e do CONSEP/MS. Ela e a filha, a Advogada da União Jerusa Gabriela Ferreira, Mestranda em Direitos Humanos pela UFMS e Diretora do Departamento de Empoderamento Feminino e Inclusão da Associação de Deficientes Visuais de Mato Grosso do Sul (ADVIMS), são coautoras do artigo “Aposentadoria Especial dos Servidores Públicos Civis Com Deficiência – Paridade e Integralidade”, o qual integra o volume 2 da coletânea.
As advogadas são ativistas da causa das pessoas com deficiência, envolvidas na luta pela efetividade dos direitos deste segmento, de modo que a participação na obra, em conjunto com noventa autores, trata sobre as incontáveis barreiras que, diuturnamente, desafiam a participação social igualitária das pessoas com deficiência, e objetiva irradiar em cada linha um sentimento transformador nos corações daqueles que almejam uma sociedade realmente inclusiva.
Para a ministra do STJ Nancy Andrighi, “a união de noventa autores para a elaboração de uma coleção é um fato que a engrandece sobremaneira. Mas reunir noventa autores para escrever uma coleção sobre o tema das pessoas com deficiência e os inúmeros desafios para que tenhamos uma sociedade efetivamente inclusiva, é notável! Trata-se de obra de construção coletiva que vem regada pelos eflúvios de amorosidade dos autores em prol da causa das pessoas com deficiência, aliada ao forte propósito de todos no sentido de indicar e encontrar caminhos e instrumentos para cumprir o nosso dever primordial de amor ao próximo. Ser “diferente” desafia o afeto e a empatia que desenvolvemos facilmente diante do que reconhecemos nos padrões familiares, linguísticos e sociais predeterminados. Ainda quando sujeitos a graus distintos de influências genéticas e ambientais, estes ainda compõem uma constelação de reflexões sobre o sentido do que significa ser “diferente” e, principalmente, do porquê não sermos inclusivos, aprendendo a amar e respeitar essas diferenças. (…) Atingir o patamar para merecer ser chamada de sociedade inclusiva não é tarefa fácil e sequer isolada, mas sim, uma intensa e contínua atividade amorosa de toda a sociedade. Os instrumentos e a forma de atingir esses objetivos são transmitidos com clareza, nos inúmeros textos que compõe essa rica obra. Das lições fica evidenciado que cada um, ainda que no seu pequeno mundo, pode praticar ações concretas que contribuirão significativamente para incrementar a inclusão social, poupando a todos da vergonha de responder por omissão. Aliás, ainda que não atentarmos para a necessidade de cumprir as leis que regulam os direitos das pessoas com deficiência, seja por indiferença, seja por qualquer outra razão, ainda assim será suficiente cumprirmos o mandamento máximo da convivência humana: amar o próximo como a si mesmo.”
A coletânea DEFICIÊNCIA E OS DESAFIOS DE UMA SOCIEDADE INCLUSIVA já está disponível para compra on-line, através do site da Editora Foco em: https://www.editorafoco.com.br/
O SINDJUFE/MS parabeniza os autores da obra, em especial, a coordenadora de Núcleo do SINDJUFE/MS, Tania Regina Noronha Cunha e sua filha, Jerusa Gabriela Ferreira, pelas generosas contribuições para a realização dessa obra científica, com temática tão séria e importante para o enriquecimento científico e cultural de toda a sociedade brasileira.
Convidamos a todos a adquirirem a relevante obra.