A Folha de São Paulo confirmou informação junto a equipe econômica do Palácio do Planalto de que o Governo decidiu nesta quarta-feira (13) conceder um reajuste de 5% para todos os servidores públicos federais. Já segundo informação divulgada pelo “O Globo”, Técnicos do Executivo teriam ressaltado que “o presidente é imprevisível e sempre pode ordenar uma mudança de rumo de última hora”.
Inicialmente a ideia do governo era conceder um aumento apenas para as carreiras da polícia. Essa intenção teve reação imediata das demais categorias do funcionalismo que tem se mobilizado desde o início do ano por um reajuste justo.
Apesar da medida divulgada hoje, de concessão de um reajuste linear, o percentual de 5% está longe do índice de 19,99% que é reivindicado pelo movimento sindical e que se refere à inflação acumulada durante os anos do Governo Bolsonaro.
Quando analisadas as perdas de anos anteriores a 2019, levando em conta que o último reajuste salarial foi concedido em 2017, e junto a isso o fato de que todos os reajustes de 2013 a 2017 foram abaixo da inflação, as categorias somam perdas que podem chegar a 49, 28%.
Esse reajuste que os meios de comunicação sinalizam que o governo dará faz parte de uma estratégia para fazer calar o movimento sindical que está constantemente marcando posição, mas não logrará êxito porque continuaremos defendendo a reposição inflacionária devida