O SINDJUFE/MS realizou, na noite desta segunda-feira (24), uma live com o assessor especial da Fenajufe para o Fórum de Carreiras Luiz Alberto dos Santos. O evento, ocorrido via Google Meet, reuniu servidores sindicalizados para o debate que contou com as presenças do coordenador da Federação, Charles Bruxel e o ex-coordenador da Fenajufe e presidente da Assejus, Fernando Freitas.
Ambos integraram as conversas ocorridas no Fórum do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que trata da carreira da categoria. Na abertura, a coordenadora do SINDJUFE/MS e da Fenajufe Márcia Pissurno esclareceu que o objetivo do sindicato com a palestra do consultor Luiz Alberto dos Santos é informar a categoria sobre o que é possível diante da legislação vigente pleitear numa proposta de PCS, bem como debater a carreira como uma maneira preparatória para o Encontro Nacional que será realizado nos dias 20 e 21 de maio pela Fenajufe.
A coordenadora Zeneide Alencar também enfatizou a importância do debate promovido pelo sindicato, diante de um tema tão relevante e de destaque no trabalho desempenhado pelas entidades representativas dos servidores do PJU.
Em seguida, Luiz Alberto explanou, por cerca de duas horas, sobre o tema e falou sobre a atuação e mobilização das entidades para o debate e aprovação de um novo Plano de Cargos e Salários para a categoria.
O especialista deu detalhes sobre a tabela salarial e as normas que engessam o orçamento da União para a realização de novos concursos públicos ou a recomposição do quadro de pessoal nos tribunais.
O coordenador da Fenajufe Charles Bruxel também repassou informações referentes às tratativas ocorridas junto ao Conselho Nacional de Justiça e destacou a importância das informações técnicas apresentadas pelo assessor durante a reunião do SINDJUFE/MS.
Já o ex-coordenador da Federação e presidente da Assejus, Fernando Freitas enalteceu a realização dos diversos debates sobre carreira promovidos desde a última semana pelo sindicato junto aos segmentos da categoria e chamou a atenção para o trabalho desempenhado pelo SINDJUFE/MS em favor dos sindicalizados, acrescentou que nossa luta deve ser em todos os espaços, não somente no CNJ.
No encerramento, Márcia Pissurno relembrou a realização do Encontro Nacional de Carreira convocado pela Fenajufe e disse que, apesar de o evento não possui caráter deliberativo, o SINDJUFE/MS estará presente para a apresentação de propostas.
A coordenadora também lembrou que entre esta terça (25) e a próxima terça-feira (02), o sindicato segue com as reuniões sobre o tema para a elaboração de propostas e a indicação dos representantes que estarão em Brasília no próximo mês.