O SINDJUFE/MS participou das atividades programadas pela FENAJUFE nos dias 2 e 3 de agosto, que teve por finalidade fazer gestões junto aos Senadores para dar tramitação ao Projeto de Lei nº 3662/2021, que incluiu a alteração do requisito para ingresso na carreira de Técnico Judiciário para nível superior e também pressionar o Presidente do Supremo Tribunal Federal a incluir na proposta de orçamento para 2023 a previsão de reajuste da tabela de vencimento dos servidores do Poder Judiciário Federal.
Vários sindicatos do PJU encaminharam representantes para participarem das atividades e a representação do SINDJUFE/MS coube aos filiados Lia Glauce Leite Martins e Sergio Azevedo Capillé, além das Coordenadoras Márcia Pissurno e Zeneide Andrade de Alencar.
O dia 2 de agosto (terça-feira) foi dedicado a manifestações no Aeroporto Internacional de Brasília, visitas ao Senado Federal e à Câmara Federal finalizando com uma reunião de avaliação na sede da FENAJUFE.
Os representantes do SINDJUFE/MS participaram das atividades programadas pela FENAJUFE e também realizaram encontros com a equipe técnica de orçamento da liderança do partido Cidadania na Câmara dos Deputados, onde obtiveram proveitosas informações do Assessor Ricardo sobre o processo legislativo para a elaboração de emendas parlamentares ao Projeto de Lei Orçamentária.
Igualmente, estiveram em reunião com o Assessor da liderança do PDT no Senado Federal, Adroaldo Portal, sobre conjecturas pré e pós eleição. Haverá um esforço concentrado para apreciação das medidas provisórias que estão trancando a pauta do Congresso Nacional e não há perspectiva de votação de projetos de lei de grande repercussão e que exija a construção de um consenso entre os líderes partidários para aprovação.
No dia 3 de agosto (quarta-feira), de manhã, houve um ato conjunto com o FONASEFE na Câmara dos Deputados, onde lotou-se um dos plenários da casa para debater a questão da valorização dos servidores públicos, recomposição salarial e outros assuntos correlatos com a luta dos servidores públicos pela manutenção dos serviços públicos. Na parte da tarde os servidores concentraram-se em um ato publico em frente ao Supremo Tribunal Federal para reivindicar a recomposição das tabelas de vencimento das carreiras do PJU e dos benefícios, assim como o apoio do Presidente do STF ao Projeto de Lei nº 3662/2021 e pela democracia, liberdade e segurança nas eleições deste ano.
No começo da manifestação, os Coordenadores da FENAJUFE compuseram uma comissão formada por Lucena Pacheco, Sandra, Márcia Pissurno, Fabiano Santos e Tiago Duarte e foram chamados para uma reunião com o Diretor-Geral do STF, Edmundo Veras dos Santos Filho, que lhes assegurou que na próxima reunião administrativa do STF será pautada uma proposição de reajuste para os servidores, no mesmo percentual proposto pelo Ministério Publico Federal, de 13,5%. Ainda não se sabe como será o pagamento. Além desse tema, foi falado a respeito do Nível Superior para técnicos judiciários, e que foi dito que o STF enfrentará o tema no fórum de carreiras do CNJ. Por fim, o Diretor Geral, Veras, afirmou que índice de reajuste do auxílio alimentação indicado pelo csjt será usado como referência para todas as justiças.
Isso foi considerado um avanço e um sinal de que há disposição para negociar com a categoria, mas a luta deve continuar para assegurar que de fato conste na proposta orçamentária do STF uma perspectiva de reajuste que reponha a perda inflacionária ao longo dos últimos seis anos nas tabelas de vencimentos.