Colaboração entre o SINDJUFE/MS (Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal em Mato Grosso do Sul) e o SINASEFE/MS (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica) celebra a história de mulheres que foram precursoras da atuação feminina no movimento sindical brasileiro. A campanha, intitulada “Lugar de mulher é na luta sindical!”, é uma forma de celebrar a luta das mulheres no Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.
Assim, será divulgada nas redes sociais dos sindicatos, durante esta semana, uma série de ilustrações acompanhadas de textos biográficos de algumas sindicalistas. Serão seis as mulheres homenageadas: Almerinda Farias Gama, Julia Santiago, Elvira Boni de Lacerda, Ismene Mendes, Margarida Maria Alves e Laudelina Campos Melo, (na ordem da imagem ao lado, da esquerda para a direita).
A campanha tem o intuito de retomar a memória da luta dessas mulheres e inspirar o fortalecimento da participação feminina e feminista nas organizações sindicais. Isso, tendo em vista que, historicamente, há uma predominância masculina nas posições de liderança e participação nessas organizações, assim como na política como um todo.
As ilustrações e artes da campanha são assinadas por Iara Cardoso, da assessoria de comunicação do SINASEFE/MS, enquanto a redação e a pesquisa são de Franklin Schmalz, da assessoria de comunicação do SINDJUFE/MS.
Para acompanhar a divulgação diária do material e conhecer a história dessas mulheres inspiradoras, basta acessar as redes sociais das entidades: Facebook Sinasefe, Instagram Sinasefe, Facebook Sindjufe/MS, Instagram Sindjufe/MS.