O SINDJUFE/MS esteve presente nesta semana, no dia 29, no seminário ‘O Desmonte do Estado Social Brasileiro – Causas, Consequências e Contradições’ organizado pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate).
Junto com a FENAJUFE, o SINDJUFE/MS esteve presente no evento representado pelas coordenadoras Ivonete Martini e Márcia Pissurno. Para Ivonete o seminário foi importante para a compreensão do alcance da reforma do Estado em curso e a profundidade de suas consequências sobre o funcionalismo federal e toda a sociedade. As causas reais da crise fiscal do Estado são tiradas de foco, como o carreamento de recursos vultosos para se pagar os juros das dívida aos bancos, e a culpa é jogada nos servidores, nos aposentados, nos direitos trabalhistas.
O primeiro painel foi sobre “Os impactos das medidas do governo Bolsonaro no Estado Brasileiro e suas consequências para a sociedade” com a coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida Maria Lúcia Fatorelli e Clemente Ganz Lúcio, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
Temas como a aprovação da reforma da Previdência; PLP 459/2017, que visa “legalizar” esquema fraudulento que desvia arrecadação tributária e gera dívida pública ilegal; privatizações impostas pelo governo; MP 881; Cessão onerosa do petróleo PEC 98/2019; entre outros foram tratados.
O painel 2 contou com a participação do representante da Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas William Louzada; do representante do Observatório da Democracia Alexandre Navarro e Bráulio Santiago Cerqueira, da Unacon Sindical. Os painelistas falaram sobre privatizações, Reforma Administrativa e desmonte dos serviços públicos e os desafios para os movimentos sociais.
O painel 3 teve como tema “O direito à Educação, a importância da Seguridade Social e da Ciência, Tecnologia e Pesquisa no Desenvolvimento.
Já o último painel, tratou sobre “As medidas do governo que atingem os órgãos de controle, fiscalização e arrecadação, suas consequências para o serviço público e o papel do Judiciário Brasileiro perante a sociedade”.
Abaixo o link para acessar os dados da palestra “Os impactos das medidas adotadas pelo governo e suas consequências para a sociedade”, apresentados pela Maria Lúcia Fattorelli no seminário. O arquivo está em PowerPoint.
