Após atuação destacada na elaboração de estudos e na mobilização para se contrapor à PEC 32, da reforma administrativa, os Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGGs) foram chamados pela ministra Esther Dweck a participar dos debates sobre a transformação do Estado em 2024.
O pedido ocorreu durante visita institucional da nova diretoria da Associação Nacional dos EPPGGs (Anesp) ao Ministério da Gestão, no começo do mês.
Na posse da nova diretoria da Anesp, o secretário extraordinário de Transformação do Estado, Francisco Gaetani, destacou o papel central da carreira para a elaboração de políticas públicas que melhorem a atuação do governo e dêem visibilidade às ações de modernização da burocracia estatal.
“O MGI conta com membros da carreira em postos estratégicos, inclusive na equipe mais próxima à ministra. É natural que ela espere contribuições de toda a carreira, cuja expertise ela já conhece e tenho certeza que ela não se decepcionará. Os EPPGGs têm propostas, e a Anesp espera sistematizá-las o mais breve possível”, afirmou a presidente da Anesp, Elizabeth Hernandez.
Como se sabe, tarefas de modernização do Estado não faltam.
Além da ampla transformação digital, o governo precisa avançar nos processos de avaliação de desempenho; na discussão de regras gerais para concursos públicos; e na espinhosa missão de reorganizar as carreiras do funcionalismo, sem contar todo o arsenal de possibilidades para melhorar o desempenho da administração federal.
Fonte: Portal Jota