Nesta semana, de 16 a 18 de outubro, cumprindo agenda de compromissos em Brasilia , as coordenadoras do SINDJUFE/MS, Márcia Pissurno e Zeneide Andrade participaram de diversas atividades no Tribunal Superior Eleitoral e no Congresso Nacional.
No dia 16 reuniram-se com o Diretor-Geral do TSE, Dr. Rogério Galloro, para cumprimenta-lo pela posse no cargo ocorrida em 29 de setembro e apresentar um panorama da situação vivenciada pelos servidores da Justiça Eleitoral no tocante a necessidade de realização de concurso público, reajuste do valor das diárias, melhoria das condições de trabalho e segurança nos Cartórios Eleitorais, entre outras.
O dia 17 foi dedicado a visitas aos parlamentares, em conjunto com representantes da Fenajufe e dos sindicatos SINDJUFE/MS E Sindissetima/CE para articular a derrubada dos vetos 10/2023 (PL 2969 – MPU) e 25/2023 (PL 2342 PJU), que afetam diretamente os interesses dos servidores do Ministério Público Federal e do Poder Judiciário da União no tocante a VPNI/Quintos e AQ.
Seguindo orientações dos consultores parlamentares, foram visitados os gabinetes das lideranças na Camara e no Senado Federal, e os gabinetes dos senadores e deputados que exercer formal ou informalmente o papel de líderes de bancada com a finalidade de dialogar com os parlamentares ou suas assessorias sobre a derrubada desses vetos.
Também foi feita visita à assessoria da Comissão de Constituição e Justiça para falar sobre a tramitação da PEC 133/2019, que incluirá na regra de transição da EC 103/2019, os benefícios da integralidade e da paridade aos servidores com deficiência que ingressaram no serviço público até 31 de dezembro de 2003.
No dia 18 as representantes do SINDJUFE/MS continuaram em sua jornada pela defesa dos direitos da categoria visitando os gabinetes do senador Jaques Wagner e do Deputado drLuizinho no Congresso Nacional e realizaram o trabalho de convencimento com vistas à derrubada dos Vetos 10 e 25/2023.