A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (SETIC) do TRT-24 emitiu decisão, encaminhada pela Diretoria-Geral, sobre o pedido do SINDJUFE/MS para a manutenção dos acessos aos e-mails institucionais pelas servidoras e servidores aposentados.
Segundo a SETIC, o assunto foi amplamente debatido em algumas reuniões do Comitê TIC do Tribunal. “O maior impasse está relacionado ao custo para a disponibilização do serviço, uma vez que envolve licenças do Google Workspace, além de licenças de soluções de segurança da informação”.
No último dia 31 de janeiro, o Comitê deliberou pelo não fornecimento do serviço para os aposentados, mantendo, assim, o prazo de três meses para a desativação da conta após a aposentadoria.
A Secretaria informou, ainda, que a nova intranet está com previsão de ser disponibilizada no mês de março, o que fará com que todos os usuários voltem a acessar externamente, sem restrição de segurança.
Para a Coordenadora do SINDJUFE/MS, Zeneide Alencar, é justo que os aposentados do TRT-24 continuem tendo acesso ao e-mail institucional porque, em primeiro lugar, não são ex-servidores e, em segundo lugar, porque é uma forma de terem acesso às orientações que são veiculadas nesses e-mails, em uma garantia de isonomia de informações com os servidores em atividade, “evitando-se retrabalho, principalmente da unidade de pessoal, em replicar as mesmas informações para cada um dos aposentados e aposentadas. Portanto, concluímos que o atendimento ao pleito do SINDJUFE/MS contribuiria para a racionalidade e a eficiência administrativa”, afirma.
O SINDJUFE/MS continuará atento a essa demanda e lamenta que os direitos dos servidores sejam cerceados por questões meramente econômicas.