O SINDJUFE/MS realizou, na última sexta-feira (1º), reunião com os servidores com deficiência do Poder Judiciário Federal em Mato Grosso do Sul. A intenção foi criar o núcleo especializado e escolher os representantes do SINDJUFE/MS que participarão do Encontro Nacional da Fenajufe de Pessoas com Deficiência, que será realizado nos dias 9 e 10 de julho de 2022.
A reunião contou com a presença dos servidores Silvana Aparecida de Freitas M. Melo, Benito Galvão, Edinete Oliveira, Luís Henrique Amorim, Tania Regina Noronha Cunha, onde foram debatidos os problemas que as pessoas com deficiência enfrentam diariamente para participarem da vida em sociedade, desde o deslocamento até o local de trabalho, acessibilidade nas unidades onde trabalham, inadequação das instalações, mobiliário e equipamentos às suas necessidades e dos sistemas de informática utilizados como ferramenta de trabalho, os quais nem sempre são adaptados para pessoas cegas ou com baixa acuidade visual. Apontaram ainda que o PJE não está adequado para uso autônomo pelas pessoas com deficiência visual, sejam elas servidores, advogados ou as partes processuais.
Essas dificuldades, de acordo com Tânia Noronha se referem a barreiras arquitetônicas, nos transportes, atitudinais, comunicacionais, informacionais e tecnológicas.
Relativamente ao teletrabalho, apesar de existirem fatores positivos também para os servidores com deficiência, o “home office” traz um aspecto preocupante que é a questão da invisibilidade desse grupo de pessoas quando realizam o trabalho em suas próprias casas. Essa modalidade de trabalho faz com que o poder público, a sociedade e o empregador reduzam a importância das políticas públicas de inclusão, mobilidade e acessibilidade. Ficam prejudicados também o reconhecimento e a valorização do trabalho realizado pelas pessoas com deficiência.
Ao final, foi criado o Núcleo de Servidores com Deficiência do SINDJUFE/MS, tendo como Coordenadores os filiados Tania Regina Noronha Cunha, Silvana Aparecida de Freitas Medina Melo, Luís Henrique Amorim, os quais também participarão do Encontro Nacional organizado pela FENAJUFE, juntamente com a filiada Edinete Oliveira.