A Lei 14.624/2023, sancionada pelo então presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, formalizou o uso do cordão de girassol como símbolo de identificação de pessoas com deficiências ocultas. O cordão é uma tira de tecido verde com desenhos de girassóis e um símbolo internacional para identificar pessoas com algum tipo de condição invisível.
- Quem pode usar: pessoas com deficiências ocultas, como baixa visão, surdez, autismo, limitações intelectuais, dentre outras.
- Benefícios: permite a rápida identificação de indivíduos com deficiências que não apresentam sinais físicos evidentes ao publico.
Por isso, são imprescindíveis as campanhas de conscientização da população quanto à importância de se reconhecer o símbolo.
O SINDJUFE/MS sempre esteve integrado na luta das Pessoas com Deficiência e, diante da importância dessa identificação, possui alguns cordões de girassol para distribuição não só para filiados, mas, para qualquer pessoa que se enquadre nas condições mencionadas. Procure a secretaria do sindicato para adquirir o seu cordão!