A delegação do SINDJUFE/MS estará em Belém (PA) para participar, a partir desta quinta-feira (23), da XXIII Plenária Nacional da Fenajufe. Com o mote “Categoria unificada na construção de uma carreira forte e valorizada – como artesãos que modelam e fazem da terra a arte”, a XXIII Plenária Nacional acontece no Hotel Sagres até o domingo (26).
Segundo a Fenajufe, o objetivo do evento será, a partir do conceito da unidade na construção da carreira “como artesãos na feitura da cerâmica marajoara; a arte é originária dos antigos habitantes da Ilha de Marajó”, tratar sobre os desafios e a atual situação dos servidores públicos no Brasil, bem como a reestruturação das carreiras, Plano de Lutas, bem como todas as proposições encaminhadas por meio das resoluções enviadas pelos participantes à Federação.
Ainda de acordo com a entidade nacional, a Plenária deste ano será especial e terá grande importância política, uma vez que permitirá que a categoria discuta nacionalmente o rumo das lutas e a reestruturação da carreira, em pauta nos grupos de trabalho do Fórum Permanente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Ao longo deste ano, o SINDJUFE/MS promoveu diversos encontros de base e também esteve no Encontro de Carreiras da Federação para debater as demandas da categoria.
A plenária é a instância estatutária imediatamente inferior ao Congrejufe e ocorre ordinariamente uma vez ao ano e, extraordinariamente, quando convocada pela Diretoria Executiva. Nos anos em que há o Congresso, poderá ser dispensada realização da Plenária Nacional, a critério da Diretoria Executiva.
Compete à Plenária Nacional deliberar sobre quaisquer matérias atribuídas por determinação do Congresso; implementar as deliberações do Congresso; regulamentar, quando necessário, as deliberações do Congresso; examinar e apresentar pareceres ao Congresso dos relatórios financeiros, prestações de contas e previsões orçamentárias apresentadas pela Diretoria Executiva; decidir sobre recursos interpostos às decisões da Diretoria, na forma do disposto no inciso III do Art. 6º do estatuto; convocar extraordinariamente o Congresso.
O SINDJUFE/MS estará em Belém representado pelas coordenadoras Márcia Pissurno e Zeneide Alencar, além dos filiados Fabia Britez e Eliezer Inácio de Souza como delegados e Francine Daiane Linhares dos Santos como Observadora. Todos foram eleitos em assembleia ocorrida no dia 27 de junho.
com informações da Fenajufe