O SINDJUFE/MS participou, neste sábado (14) e domingo (15), do Encontro do Coletivo Nacional de Aposentados e Pensionistas da FENAJUFE – CONAP, em Brasília.
Participaram desse encontro as Coordenadoras Marcia Pissurno e Zeneide Andrade e a filiada Irene Matoso, aposentada da Justiça Federal.
O primeiro dia do evento debateu a conjuntura, em especial, sobre as negociações no Fórum do CNJ para reestruturar as carreiras dos servidores do Poder Judiciário da União; aspectos jurídicos e perspectivas para as aposentadorias e pensões; desconto previdenciário e a PEC nº 6/2024; assedio e violência financeira contra pessoas idosas.
A coordenadora do sindicato, Zeneide Andrade, aposentada do TRE-MS, ministrou a palestra sobre maturidade, assédio e violência financeira contra pessoas idosas, um tema muito atual e importante para ser debatido no CONAP. De acordo com ela, a violência financeira é um dos tipos de crime previstos no Estatuto da Pessoa Idosa (Lei nº 10.741/2003).
A explanação abrangeu aspectos que podem evitar ou dificultar a ocorrência desses crimes, como a melhoria da autoestima, da autoconfiança, do conhecimento dos seus direitos previstos no Estatutos e principalmente a necessidade de inclusão digital.
As pessoas idosas podem ser vítimas de negligência ou de violência física, psíquica ou patrimonial. Por isso precisam conhecer os direitos e garantias asseguradas no Estatuto, os quais devem ser protegidos pela família, comunidade, sociedade e pelo poder público. São muitos os desafios da pessoa idosa para manter sua dignidade e autonomia. “Saber manusear a tecnologia digital para fazer operações bancárias sem depender de outras pessoas é um desses desafios a serem enfrentados e superados pelas pessoas idosas, pois isso reduz a dependência e pode livrá-los de sofrerem abuso financeiro”, segundo a Coordenadora Zeneide Andrade.
O segundo dia foi dedicado à apresentação e votação de propostas trazidas pelos delegados dos sindicatos, as quais serão encaminhadas à apreciação da Direção Executiva da FENAJUFE.
Para Irene Matoso, aposentada da Justiça Federal/MS, os filiados aposentados precisam participar mais desse tipo de encontro e também conquistar uma maior representatividade nas direções dos sindicatos e da FENAJUFE. Mas para isso precisam assumir a responsabilidade pela luta por seus direitos.
O CONAP terá reuniões semestrais e contará também com a participação dos servidores em atividade, que estão recebendo abono de permanência.
A Coordenadora Geral do SINDJUFE/MS, Márcia Pissurno, destacou a aprovação do calendário de lutas para os aposentados, primeiramente, nos dias 14 e 15 de outubro quando o MOSAP fará sua reunião mensal e depois um encontro nacional dos servidores aposentados de todo o país no auditório Nereu Ramos. Em novembro, nos dias 6,7, 8 ficou encaminhada a construção de uma grande marcha dos servidores do PJU aposentados de todo país em Brasília!
Filie-se ao SINDJUFE/MS!! Participe!! Sindicato forte, categoria valorizada!