422
A luta contra a Reforma Administrativa exigiu que as categorias do serviço público superassem suas diferenças e construíssem estratégias conjuntas de enfrentamento à tentativa do governo de aprovar a PEC 32.
A PEC tramitou em regime especial na Câmara dos Deputados, com votações à distância em razão da Pandemia e liberações de verbas parlamentares para a rápida aprovação da Emenda Constitucional que visa o desmonte do serviço público e de um Estado Social garantido na Constituição de 1988.
Todas essas peculiaridades tornaram o debate e a mobilização mais desafiadoras. Todas as categorias e sindicatos tiveram que pensar novas maneiras de discutir e organizar a luta contra a perda de direitos.
O SINDJUFE/MS, a fim de adequar a defesa dos interesses da categoria à nova realidade, participou das mobilizações e debates locais, regionais e nacionais, somando forças na construção de diálogos com parlamentares estaduais e federais, trazendo para a categoria palestrantes da FENAJUFE e pressionando os deputados tanto em Brasília, quanto no Estado.
O Sindicato ainda participou ativamente na construção da comunicação nacional da luta contra a PEC 32, além de construir laços com sindicatos locais na conscientização das categorias da importância da mobilização contra a Reforma Administrativa.
Os esforços deram resultados. O Governo não conseguiu levar adiante a votação da PEC 32 na Câmara. Essa vitória da categoria e a atuação do SINDJUFE/MS só foi possível graças aos servidores filiados que participaram dos debates e contribuem para a construção de um SINDJUFE/MS atuante.
A luta não acabou. O Governo promete pautar novamente a PEC 32 após as eleições. O SINDJUFE/MS vai acompanhar qualquer movimentação legislativa que busque retirar direitos dos servidores. No momento, agradecemos a todos os filiados pelo suporte na luta e parabenizamos a todos pela importante vitória.