A coordenadora-geral do SINDJUFE/MS Márcia Pissurno prestigiou, na manhã desta segunda-feira (29), a cerimônia de abertura da abertura da Campanha de Combate à Violência, ao Assédio e à Discriminação no TRT da 24ª Região.
O evento aconteceu de forma virtual, com transmissão pelo canal do TRT-24 no Youtube.
Na abertura, o presidente do Regional, Desembargador João Marcelo Balsanelli, destacou a importância da realização da Campanha de Combate e esclareceu que, infelizmente, esse tipo de violência está presente em todos os meios institucionais e trabalhistas, sendo parte da cultura da sociedade.
Ainda de acordo com o presidente, a Administração do TRT-24 está empenhada em atuar e combater qualquer prática de violência, assédio e discriminação no âmbito da 24ª Região.
A coordenadora do programa Trabalho Seguro, juíza Déa Marisa Brandão Cubel Yule ressaltou que o Tribunal segue combativo com a implementação de diversos canais de denúncia, para adoção de medidas contra o assédio de qualquer tipo no âmbito do Regional.
O juiz diretor da Escola Judicial, Dr. Francisco Lima Filho lembrou que as atividades da campanha iniciada nesta segunda-feira envolvem debates e o repasse de informações sobre o assédio. “A violência inclui o assédio, que existe desde que o homem existe, o que mudou foi apenas os métodos”, lamentou. Para o magistrado, a prática de violência e discriminação é inerente às instituições, uma vez que o relacionamento pressupõe divergências de opiniões e visões, que podem acarretar problemas entre as pessoas. “Somos seres humanos acima de tudo e precisamos respeitar uns aos outros”, enfatizou.
Para Márcia Pissurno, “importante que o CNJ traga essa orientação para que toda a justiça debata o assédio moral no mesmo interregno de tempo, a informação é uma das formas de combate e de mudança de atitude por parte da sociedade como um todo”. Para a dirigente do SINDJUFE/MS, a fala do presidente João Marcelo foi significativa, pois reconheceu que a existência de assédio, e vejo que este é o primeiro passo para que possamos de fato debater e defender políticas de enfrentamento”.
Logo após a solenidade de abertura, os presentes acompanharam a palestra “Assédio com enfoque de gênero”, ministrada pela Dra. Déa Yule.
O SINDJUFE/MS faz parte do comitê e está presente na semana de Combate à Violência, ao Assédio e à Discriminação no TRT da 24ª Região. Na próxima sexta-feira (03), a coordenadora Márcia fará parte do painel “Os impactos na saúde mental das práticas de assédio e discriminação” com o psicólogo Alexsandro Nobres.
Além disso, servidoras e servidores podem encaminhar denúncias para o sindicato através do telefone (67) 99819-2385. “O SINDJUFE/MS está ao lado da categoria e trabalha para combater o assédio e violência no Judiciário Federal. Denuncie que iremos tomar as providências cabíveis”, finaliza Márcia Pissurno.