A delegação do SINDJUFE/MS participou, de maneira presencial e remota, do Encontro do Coletivo Nacional de Aposentados e Pensionistas da FENAJUFE – CONAP, ocorrido neste sábado (17) e domingo (18) em Brasília.
O evento contou com a presença de representantes dos sindicatos filiados, dentre eles o SINDJUFE/MS cujos representantes participaram ativamente da construção do encontro, elaboração de propostas de resoluções e discussões das matérias tratadas no evento.
No sábado foram realizadas palestras sobre temas relacionados com a conjuntura nacional e o panorama eleitoral, o impacto da última reforma da Previdência Social – EC 103/2019, o PLP 189/2021 que propõe a designação do INSS como entidade gestora do RPPS e plano de carreira e política salarial e de saúde para os aposentados e pensionistas.
O domingo foi marcado por debates e a votação das propostas de resolução apresentadas previamente pelas entidades sindicais. O SINDJUFE/MS contribuiu com as resoluções: Sustentabilidade do RPPS; supressão da contribuição previdenciária cobrada dos aposentados e pensionistas; campanha pela não aprovação do PLP 189/2021; plano de saúde nacional aos sindicalizados do PJU e MPU.
O sindicato esteve no Encontro do CONAP representado pelos sindicalizados Miguel Ângelo Vila Maior, Irene da Silva Matoso, Ivonete Martini e Zeneide Andrade de Alencar, todos aposentados. A coordenadora-geral Márcia Pissurno, também coordenadora da Fenajufe, esteve em Brasília para o evento da Federação.
Essa foi a primeira participação em eventos do filiado Miguel Ângelo após a pandemia da Covid-19. De acordo com ele, o encontro do CONAP demonstrou o enorme impacto obtido com o desmantelamento que o governo vinha fazendo nas reformas da aposentadoria do servidor público. Para o aposentado, aproveitaram que todos estavam preocupados com a Covid para aprovar medidas que prejudicam a todos no presente e no futuro. “Cabe a todos nós, agora, levantar esses fatos na nossa base, que inclui servidores ativos, aposentados e pensionistas, mobilizá-los para derrotar essas medidas. Mobilização e conscientização. Devemos lutar no Congresso Nacional diuturnamente”, concluiu o representante do SINDJUFE/MS.
Irene Matoso comentou que foi maravilhoso participar do Encontro. “A organização foi muito boa, houve entrosamento entre os participantes, ótimas palestras e as propostas que foram apresentadas e aprovadas são muito pertinentes ao momento em que estamos vivendo”.
As deliberações do CONAP serão encaminhadas à Direção Executiva da Fenajufe para apreciar e dar encaminhamento às proposições.