O SINDJUFE/MS representado pela coordenadora-geral Márcia Pissurno e pelos coordenadores do Núcleo de Servidores com Deficiência Silvana Aparecida de Freitas Medina Melo, Tânia Regina Noronha Cunha e Luis Henrique Amorim, e também pela associada Edinete Oliveira, participou, no sábado (09) e domingo (10), do Encontro Nacional de Pessoas com Deficiência promovido pela Fenajufe.
O evento, ocorrido de maneira híbrida (presencial e virtual), tratou sobre acessibilidade e inclusão, bem como tecnologia informacional com possibilidade de inclusão e acessibilidade, além de aposentadoria especial, cidadania nas eleições 2022 e os projetos de lei de interesse das pessoas com deficiência em tramitação no Congresso Nacional.
Ao final dos debates, foram apresentadas as propostas de encaminhamentos para orientar as ações da Federação que serão remetidas à Direção Executiva da Fenajufe. Delegados e delegadas deliberaram, também, sobre o nome oficial do coletivo: Coletivo Nacional de Servidores e Servidoras com Deficiência da Fenajufe.
Para a coordenadora do Núcleo do SINDJUFE/MS Silvana Medina, este primeiro Encontro Nacional de PcDs promovido pela Fenajufe foi um momento histórico para o debate sobre acessibilidade e inclusão junto à categoria. “Esse trabalho promovido pela Fenajufe foi único e, com o envolvimento dos sindicatos, pois demonstra que eu não estou sozinha, existem outras pessoas lutando pela mesma causa”, afirma.
De acordo com ela, é preciso que as Pessoas com Deficiência estejam integradas nos movimentos de luta “porque todas as conquistas que vêm acontecendo ou que já aconteceram ou que virão a acontecer, elas vão depender de muita luta da categoria. Nós precisamos estar nessa militância e convocar os demais colegas que se encontram nessa condição para que as coisas aconteçam e elas saiam do papel”.
Silvana também ressalta a atuação da Fenajufe e do SINDJUFE/MS junto ao Congresso Nacional nos projetos de lei que foram apresentados no encontro em favor das PcDs. “Foi bom saber que os sindicatos e a Federação estão atentos e também que é preciso que nós estejamos na linha de frente para que as propostas saiam do papel e sejam efetivamente implementadas”.
“Agradeço ao sindicato pela oportunidade de estar ali e me fazer ouvir, bem como ouvir os demais colegas. Também agradeço à Fenajufe por esse primeiro encontro e agora é implementar aquilo que foi debatido”, finaliza a coordenadora do Núcleo de Servidores com Deficiência do SINDJUFE/MS.
Segundo Márcia Pissurno, “fiquei extremamente feliz de poder participar do primeiro encontro de pessoas com deficiência da Fenajufe, era uma reivindicação de mais de quinze anos dos colegas, e, em razão disso, tinha que ser o primeiro encontro nacional da recém-eleita direção da Federação. Encontrar com os colegas, nos deu mais força para lutar. Foi o momento de colocarmos em prática o lema das pessoas com deficiência, “nada sobre nós sem nós”!”.