O SINDJUFE/MS participou, nos dias 23 e 24 de outubro, em Brasília, da audiência pública realizada pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ, sobre sustentabilidade seguida da I Conferência Internacional para Sustentabilidade do Sistema de Justiça.
Esses eventos foram conduzidos pelo Conselheiro Guilherme Feliciano e tiveram como objetivo a otimização do cumprimento das propostas da Resolução n. 400/2021 e colher subsídios para o aperfeiçoamento do arcabouço normativo que rege a política de sustentabilidade do CNJ.
Além dos representantes de sindicatos estiveram presentes autoridades do Poder Judiciário das esferas federal e estadual, que fizeram apresentações no painel de boas praticas sobre sustentabilidade, tanto em relação à coleta seletiva de lixo e resíduos, redução de desperdício, utilização de energia limpa nas instalações dos órgãos.
A FENAJUFE apresentou o estudo sobre saúde do servidor no Poder Judiciário, feito em conjunto com a FENAJUD, intitulado “observatório de saúde do trabalhador e trabalhadora”, cuja pesquisa foi realizada pela Universidade de Brasília (UnB) em 2019.
No final do evento foi assinado o Pacto Nacional do Poder Judiciário pela Sustentabilidade firmado entre o CNJ e autoridades do Poder Judiciário.
“Participar desse evento foi importante para a compreensão de que sustentabilidade vai muito além das políticas preservacionistas do meio ambiente, pois vivemos num sistema em que as pessoas das cidades e do campo estão sendo impactadas pela má gestão de recursos naturais e todas as entidades, públicas ou privadas, devem comprometer-se com a minimização de danos ao ambiente e à saúde da coletividade”, ressaltou a Coordenadora Zeneide Andrade, uma das participantes do evento.