A Coordenadora Administrativa e Financeira do SINDJUFE/MS, Zeneide Andrade de Alencar, esteve presente no encerramento da semana de “Diálogos sobre Assédio no Trabalho”, organizada pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho – 24ª Região.
A participação da Coordenadora foi como debatedora da palestra sobre “Assédio em razão de gênero e orientação sexual à luz da Convenção 190 da OIT” apresentada nesta sexta-feira (05) pelo Juiz Auxiliar da Presidência, Dr. Julio César Bebber.
O evento foi direcionado para servidores e magistrados da Justiça do Trabalho, com enfoque tanto no aspecto das relações interpessoais no ambiente de trabalho, como legislativo e jurisdicional.
O palestrante mencionou que as mulheres são as maiores afetadas pelo assedio sexual e enfatizou conceitos sobre assedio moral e assedio sexual, destacando o quanto as violências afetam a saúde emocional da vítima, com repercussões na sua sociabilidade e nas suas relações familiares. No entanto, não há ainda consenso entre os magistrados da autoaplicabilidade da Convenção 190 da OIT enquanto não for ratificada pelo Brasil.
Para a Coordenadora Zeneide é muito importante que as instituições promovam eventos como essa semana de Diálogos sobre assedio no trabalho, promovida pelo TRT-24, proporcionando a conscientização dos servidores e magistrados sobre as formas explicitas ou veladas de discriminações e violências em razão de gênero e homofobia nos ambientes de trabalho, pois isso causa malefícios para a vítima, insegurança e insatisfação para as equipes, além de doenças de cunho emocional que fragilizam a relação de trabalho.
O SINDJUFE/MS tem procurado conscientizar também seus filiados promovendo palestras virtuais sobre esse tema.