O SINDJUFE/MS participou, nesta sexta-feira (25) e sábado (26), do XXVIII Encontro Nacional do Coletivo Jurídico –COLEJUR da Fenajufe, realizado em formato híbrido. O sindicato esteve em Brasília através das coordenadoras Marcia Pissurno, Fabia Brites e Zeneide Andrade.
Participam do COLEJUR, além dos representantes dos sindicatos, os advogados que prestam serviços jurídicos para a Federação e entidades de base.
A pauta do XXVIII COLEJUR foi bastante abrangente, com temas relacionados com a liberdade sindical, normativos sobre políticas de inclusão e de combate ao assédio, inteligência artificial no Poder Judiciário,aspectos remuneratórios relacionados com quintos, gratificações, abono de permanência, aposentadoria e matérias em tramitação no Congresso.
Para a Coordenadora Fábia Britez, o Coletivo propiciou a interação jurídica de todas as unidades sindicais filiadas, bem como com a Federação, a fim de buscar estratégias jurídicas para questões já existentes, como o VPNI (quintos), entre outras. Esta interação é essencial já que temos pautas comuns, inclusive jurídicas, e que a união de ideias pode contribuir para a solução.