Nos dias 20 e 21 de maio os representantes do SINDJUFE/MS participaram do Encontro Nacional de Carreira organizado pela FENAJUFE, em Brasília. Nesse Encontro foram debatidos temas relacionados com a construção de um novo plano de carreiras para os servidores do Poder Judiciário Federal, tendo em vista que existe um Fórum instituído no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no qual a Federação tem assento, sendo que nossa coordenadora Marcia Pissurno faz parte da comissão da Fenajufe.
Cerca de 175 representantes dos 24 sindicatos filiados à Federação participaram desse encontro, incluindo o SINDJUFE/MS.
Como forma de envolver a base sul-mato-grossense nesse debate, o SINDJUFE/MS promoveu reuniões com todos os núcleos quase diariamente, em abril e maio, durante três semanas, com o intuito de obter sugestões dos filiados e encaminhar propostas que não conflitassem com deliberações do Congrejufe e das Plenárias da Fenajufe, as quais foram apresentadas no Encontro Nacional de Carreira, juntamente com as dos outros sindicatos do país.
No entendimento dos participantes, as discussões foram muito interessantes e forneceram bons subsídios para que, até novembro, seja apresentado pela FENAJUFE um esboço de plano de carreiras para os servidores do PJU.
Participaram do Encontro os filiados: MODO PRESENCIAL:
– AUXILIARES JUDICIÁRIOS: Francine Daiane Linhares dos Santos
– TÉCNICOS JUDICIÁRIOS: Fábia Brites
– ANALISTAS JUDICIÁRIOS: Zeneide Andrade de Alencar, Marcia Pissurno
MODO VIRTUAL:
– TÉCNICOS JUDICIÁRIOS: Fernanda Guimarães M. Santos; William Gustavo
Ouríveis Maciel – TRE/MS; Edson Kodi Fushiguro –
– ANALISTAS JUDICIÁRIOS: Celso de Castro Rondon ; Henry Serra
De acordo com Fabia Britez, “ter a oportunidade de participar deste encontro de carreira me traz um sentimento de gratidão e satisfação, por constatar que todos buscamos o mesmo objetivo: um efetivo plano de carreiras”.
Francine Daiane afirmou que “o Encontro de Carreira foi um evento de suma importância para pontuar questões relevantes para todas os servidores do PJU, destacando a importância da unicidade e da participação de todos na luta por melhorias”.
Já Celso Rondon ressaltou a importância da discussão sobre as carreiras do PJU e MPU principalmente em função da evolução tecnológica havida nestes últimos anos. As atribuições de todos os cargos terão que ser revistas e redefinidas”.
Para as Coordenadoras Márcia Pissurno e Zeneide Andrade, a participação massiva dos filiados, do começo ao fim do Encontro é um indicativo da relevância das discussões sobre as carreiras dos servidores do PJU e MPU, não só sob o ponto de vista remuneratório, mas também de revisão de nomenclaturas e atribuições dos cargos, como também o desenvolvimento nas carreiras como um dos mecanismos de atratividade e retenção de servidores, a bem da qualidade dos serviços prestados à população.
Os principais pontos que obtiveram consenso durante o encontro foram:
– necessidade de união da categoria, para que todos alcancem a valorização, em especial, os vencimentos dos técnicos judiciários
– reenquadramento dos auxiliares judiciários
– retorno da sobreposição das tabelas remuneratórias entre Técnicos e Analistas para que tenhamos o início do processo de redução do fosso salarial entre Técnicos e Analistas
– reestruturação dos adicionais de qualificação
– alongamento da tabela de padrões de vencimentos
– Gratificação para os servidores da área de TI
– atualização das atribuições e das nomenclaturas dos cargos dos Técnicos e Analistas
– garantia da paridade e supressão da contribuição previdenciária para os aposentados
– adicional de fronteira
Continuem acompanhando as notícias do SINDJUFE/MS.