Professor Rodrigo Ribeiro Bastos, em evento realizado no TJAM, proferiu impropérios contra os servidores da área
O Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal em Mato Grosso do Sul (SINDJUFE/MS) repudia as lamentáveis falas do professor Rodrigo Ribeiro Bastos no Encontro de Direito e Tecnologia, realizado no Tribunal de Justiça do Amazonas na última terça-feira (22).
Em certo momento de sua explanação, ao tratar da Tecnologia de Informação, o professor questiona o fato de os operadores do direito deixarem “a cargo dos meninos espinhentos da informática, que ficam no porão de algum lugar”, realizarem atividades de tamanha importância. “No Poder Judiciário, quem tem poder é o chefe da informática. Se ele apagar o banco de dados, acabou (…) Mas a gente vai deixar essa turma espinhenta da informática fazer esses algoritmos ou somos nós, operadores de direito que vamos tomar a frente disso?”, finaliza.
O SINDJUFE/MS repudia com veemência as infelizes declarações, sobretudo proferidas por profissional do Direito e atuante no ambiente acadêmico, que deveria reconhecer a grande relevância da Tecnologia de Informação para o Poder Judiciário e difundir de forma séria o trabalho desempenhado pelos profissionais da área, e não a eles se referir de forma jocosa e ofensiva.
Em tempos de reconhecimento da alta importância do pessoal da Tecnologia da Informação no Judiciário e de luta das entidades sindicais por avanços na categoria, são lastimáveis declarações como a do professor Rodrigo Bastos, que preferiu tratar com zombaria a valorizar o relevante trabalho desses profissionais.