A coordenadora do SINDJUFE/MS Márcia Pissurno se reuniu, nesta quinta-feira (13), com a Juíza Diretora do Foro da Seção Judiciária de Mato Grosso do Sul, Dra. Monique Marchioli. O objetivo foi tratar sobre os encaminhamentos dos servidores do interior, retirados durante as visitas promovidas pelo sindicato aos locais de trabalho.
Entre os temas tratados, a coordenadora falou sobre a realização do concurso de remoção, com o pedido de que a alteração de lotação seja aberta também para os servidores lotados na localidade, dessa forma contemplaria a todos. Outro ponto que traz bastante insatisfação dos servidores é a diferença de estrutura existente entre as varas federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
A dirigente abordou, ainda, a preocupação do SINDJUFE/MS com a saúde mental dos servidores da Justiça Federal diante da exigência de metas e mais metas: a demanda das fronteiras sobrecarrega demais o setor criminal; corte do teletrabalho, e ainda com estrutura de rede precária de cada local para o funcionamento do PJE.
Dra. Monique ouviu as reivindicações e informou que, em relação ao concurso de remoção, ponderou que abriu possibilidade para que houvesse remoção interna na 6ª Vara Federal de Campo Grande, mas só tiveram dois interessados. Além disso, de acordo com a magistrada, os editais de alteração de lotação estão de acordo com a lei. Dra Monique afirmou também que , mesmo que alguns novos servidores não tenham tomado posse, os servidores classificados nos concursos de remoção não serão prejudicados.
Sobre a saúde mental do servidor, disse que o tribunal possui um programa direcionado ao tema, chamado vivamente, com a realização de palestras e outras ações que favorecem a saúde da categoria. Com relação estrutura das Varas, a juíza explicou que se trata de uma determinação quando da criação da própria Vara, sendo que nenhum dos problemas pode ser resolvido por ela.
Para Márcia Pissurno, a reunião com a Juíza Diretora do Foro da SJMS foi bastante importante para levar ao conhecimento da Administração as principais reivindicações dos servidores do interior e demonstrar que o sindicato estará cada vez mais atuante em prol das demandas da categoria.