Ocorreu na manhã de 02 de junho uma reunião virtual entre o SINDJUFE/MS, o Professor Doutor Fernando Faleiros, pesquisador da UNIGRAN – Capital e os dirigentes do Tribunal Regional do Trabalho – 24ª Região, para discorrerem sobre os dados levantados na pesquisa “QUALIDADE DE VIDA, SAUDE EMOCIONAL E VIOLÊNCIA NO TRABALHO EM SERVIDORES DE INSTITUIÇÕES DO PODER JUDICIÁRIO FEDERAL EM MATO GROSSO DO SUL”, cujos questionários foram aplicados no período de 26/03/2020 a 30/05/2020.
A reunião contou com a participação dos Coordenadores Elthon Darvin e Zeneide Andrade, pelo SINDJUFE/MS; a filiada Ivonete Martini; o Professor Doutor Fernando Faleiros, pela UNIGRAN; o Dr. Izidoro Oliveira (Juiz Auxiliar), Alencar Minoru (DG), Francisco das Chagas (SGP) e José Carlos (Serviço de Saúde), pelo TRT e Hélio Teixeira, pela Associação dos servidores.
Na reunião o Prof. Dr. Faleiros fez a explanação sobre os pontos principais do relatório da pesquisa, com foco em alguns aspectos específicos da Justiça do Trabalho e falou sobre outros dados relevantes comuns a todos os órgãos pesquisados, tanto pelo seu aspecto positivo, como o bom indicador de qualidade de vida no trabalho como pelo seu aspecto negativo, relacionados com o sono, sobrecarga de trabalho, falta de participação dos servidores nas ações e decisões dos órgãos, entre outros.
Outros assuntos foram abordados na reunião, como o aproveitamento dos servidores nos cargos e funções mais relevantes, capacitação, teletrabalho e banco de talentos. Esses assuntos, de acordo com o Prof. Faleiros, são pertinentes ao tema da reunião porque se interrelacionam com os desdobramentos das ações que podem ser implementadas com base no relatório da pesquisa.
O Coordenador Elthon Darvin, que também é servidor da Justiça do Trabalho, afirmou que ficou muito satisfeito com a reunião porque percebeu que há boa disposição por parte dos gestores do TRT em conhecer com mais profundidade a pesquisa e, no final, mostraram-se favoráveis a participação do órgão nas etapas seguintes do projeto de pesquisa e à sua repetição, nesse novo formato de realização das atividades pelos servidores, que é o que é o teletrabalho.
De acordo com Zeneide Andrade, foi de grande importância a reunião, tanto pelo aspecto da sensibilização dos gestores como pelo potencial de gerar bons frutos com a implementação de ações que podem resultar na melhoria dos relacionamentos entre chefias e servidores, prevenindo situações de assédio moral, inclusive o organizacional.
A pesquisa sobre qualidade de vida, saúde emocional e violência no trabalho é resultado da parceria entre o Sindicato e a UNIGRAN-Capital.