As coordenadoras do SINDJUFE/MS, Zeneide Andrade e Márcia Pissurno foram recebidas, nesta terça-feira (31), pelo Juiz Auxiliar da Presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul, Dr. Fernando Cury e pelos Secretários Sérgio Roberto da Silva (SAO) e Luciana de Aguiar (STI).
A reunião, requerida logo após o encontro com o Diretor Geral do TSE, Rogério Galloro, tratou sobre pautas solicitadas nas conversas que mantiveram com os colegas dos cartórios, sendo os principais pontos: provimento de cargos vagos, segurança nos Cartórios, melhoria dos serviços de internet das Zonas Eleitorais, reajuste das diárias.
Buscou-se também o apoio da presidência do TRE-MS para pressionar o Tribunal Superior Eleitoral para que as reuniões do Fórum de Carreiras avancem e que sejam finalizadas as propostas de um novo plano de carreiras para os servidores do Poder Judiciário da União. As coordenadoras do SINDJUFE/MS também solicitaram apoio para a derrubada do Veto n. 25/2023, que favorecerá os servidores do TRE-MS que tiveram parte da sua remuneração (quintos) absorvida pela primeira parcela de recomposição salarial em fevereiro/2023 (Lei n.14.543).
Por fim, lembraram da demanda por concessão do mesmo valor do auxílio alimentação pago aos servidores do PJU seja estendido aos servidores requisitados das Prefeituras e de órgãos do Estado de Mato Grosso do Sul que atuam nas atividades da Justiça Eleitoral.
Como resposta aos pleitos foi assegurado que já está em fase de implantação um novo contrato com as operadoras de telefonia que vai aumentar a velocidade e a capacidade de transmissão de dados pela Internet para todos os cartórios eleitorais até o fim de dezembro . Sobre a instalação de câmeras de vídeo monitoramento, Dr Fernando assegurou que serão feitos estudos para atender essa demanda.
Quanto à questão de auxílio alimentação para os servidores requisitados e o reajuste do valor da tabela de diárias, foi dito pelo Dr. Fernando Cury que de fato essas demandas são nacionais, e que estudarão os temas.
O juiz reconheceu o trabalho dos servidores e acha que devem ser debatidas as questões de carreira junto ao STF.
Para as Coordenadoras Márcia e Zeneide a reunião, além de ter o caráter apresentar as demandas internas ao TRE-MS, serviu para estabelecer convergências sobre pautas de interesse comum e sensibilizar os representantes do Órgão para questões de interesse da categoria que sendo objeto de discussão em âmbito nacional, afinal é importante sensibilizar as administrações dos tribunais para a elaboração de novo PCS que venha valorizar os servidores.