A força dos movimentos sindicais para debelar a PEC 32

O SINDJUFE/MS participou mais uma vez da semana de mobilização em Brasília para, junto com outras entidades sindicais dos mais diversos segmentos do serviço público, promover manifestações públicas e abordagens junto aos Deputados Federais com a intenção de conscientizá-los sobre os efeitos negativos da PEC 32 (Reforma Administrativa) para a prestação dos serviços públicos à população, sob o aspecto da qualidade, profissionalismo, continuidade, entre outros, assim como para os direitos dos servidores da Administração Pública.

Lia Glauce (filiada ao SINDJUFE MS) com Deputado Rodrigo Maia.

Houve manifestações no setor de desembarque do Aeroporto de Brasília; em frente ao Anexo II da Câmara dos Deputados e também no gramado da Procuradoria Geral da República. A iniciativa desses atos são do conjunto de entidades que estão mobilizadas para combater a PEC 32, que inclui a Fenajufe, a Fonasefe, a Fasubra, o Andes, estudantes, centrais sindicais e outras representações de servidores ou de organizações sociais.

Em paralelo, há também as abordagens de parlamentares no interior da Câmara dos Deputados, em seus gabinetes ou pelos corredores, assim como sondagens com seus assessores legislativos para colher informações sobre as perspectivas de votação da PEC 32 no Plenário.

A Frente Parlamentar Mista do Serviço Público e a Frente Parlamentar Mista em  Defesa do Serviço Público (Servir Brasil) tem monitorado diuturnamente a contagem dos votos dos deputados a favor, contrários e os indecisos. Isso facilita o trabalho das entidades nas abordagens com os parlamentares ou com seus assessores.

Nesta semana os representantes do SINDJUFE/MS fizeram visitas aos gabinetes dos deputados contrários indecisos ou favoráveis a PEC 32. Foram obtidas informações dos próprios deputados da base do governo e também do centro, no sentido de que a PEC 32 será pautada somente se houver margem de segurança para a sua aprovação e que ainda não há essa margem.

Por outro lado, em decorrência dessas atividades presenciais que ocorrem em Brasília e nas redes sociais, é notório para os parlamentares o descontentamento dos servidores com essa PEC da Reforma Administrativa, fazendo-os refletir sobre o seu conteúdo. Muitos daqueles que eram inicialmente favoráveis à PEC, por razões diversas, estão mudando seus posicionamentos.

Os Coordenadores que estiveram em Brasília nos dias 9 e 10 de novembro, Márcia Pissurno, Elthon Darvin e Zeneide Andrade, consideram que a atuação do SINDIJUFE/MS caminha para um resultado exitoso. Mas não é tempo para esmurecimento, pois em política nada se pode garantir até que haja a votação do texto da PEC 32 no Plenário da Câmara. Por isso vai continuar em virgília dessa PEC, marcando presença em Brasília, nas redes sociais e onde for necessário para debelar essa proposição legislativa.

De acordo com a filiada Lia Glauce, que esteve em Brasília junto com os Coordenadores do Sindicato, foi uma semana muito proveitosa. Foram feitas visitas aos Gabinetes dos Deputados para destacar os pontos negativos que essa reforma administrativa representa na questão do desmonte dos serviços públicos e os enormes prejuízos para os servidores. Destacou que esse trabalho de abordagens pontuais está surtindo efeito mas tem que continuar porque, em razão dos vários interesses que os parlamentares representam, tudo é muito imprevisível na hora da decisão do voto. Ressaltou a importância de os servidores filiarem-se ao Sindicato, que é a instituição que nos defende.

Confira no vídeo o depoimento da filiada Lia Glauce, que fez parte da comissão de representantes do SINDJUFE/MS que esteve em Brasília nesta semana: