Fenajufe se reúne com Presidente do STF para tratar da recomposição salarial e do Nível Superior

A Fenajufe se reuniu na última segunda-feira (15) com o Presidente do STF e do CNJ, Luiz Fux, para apresentar as principais reivindicações da categoria. A reunião teve foco na luta pela recomposição salarial e pela alteração da escolaridade para Nível Superior no ingresso na carreira de Técnico Judiciário.

A coordenação da Fenajufe foi representada por Juscileide Rondon, Lucena Pacheco, Edson Borowski, Engelberg Belém, Evilásio Dantas, Fabiano dos Santos, Fernando Freitas, Leopoldo de Lima, Ramiro López, Roberto Policarpo e Thiago Duarte.

Sobre o Nível Superior, a Fenajufe argumentou com ministro Fux que se trata de um pleito antigo e representa justiça. A medida que busca a alteração do critério de ingresso na carreira a partir de agora, exigindo-se o nível superior, tem o objetivo de modernizar a carreira. Além disso, foi destacado ao Ministro que essa alteração não causaria impactos orçamentários para o judiciário.

A Federação solicitou ao ministro presidente que leve o projeto à instância administrativa do STF para aprovação, para que então possa ser feita articulação no Congresso Nacional. O requerimento oficial foi protocolado no STF na quarta-feira (16) e pela primeira vez, deve ser submetido aos ministros do Supremo Tribunal Federal, o que se considera o um enorme avanço nesta pauta para a categoria.

Segundo relato do Coordenador Evilasio Dantas ao SINDJUFE/MS, ministro Fux ponderou que pautar o tema diretamente em sessão administrativa do STF deve ser mais assertivo do que aguardar a tramitação no CNJ e nos tribunais superiores.

Sobre a recomposição salarial, os coordenadores da Fenajufe expuseram que há muito os servidores sofrem com perdas salariais e que, neste momento, com a alta da inflação, acentuou a desvalorização dos salários dos servidores públicos federais. O Ministro se mostrou receptivo ao tema e declarou que considera o percentual reivindicado – de 19,99% de reajuste – “nem pouco, nem muito”, diante do momento atual do país.

O Coordenador Fernando Freitas declarou para o SINDJUFE/MS que “o Ministro de forma tranquila expôs que ambas as matérias, NS e Recomposição devem ser pautadas em sessão administrativa. O nosso pedido foi para que pautasse e que sendo encaminhado ao parlamento, nossa categoria teria como missão a mobilização e diálogo .”

Para a Coordenadora da FENAJUFE, Lucena Pacheco, a reunião com o Ministro Fux foi muito positiva. Ela declarou que “o fato do ministro ter recepcionado as pautas e se comprometido em dar andamento administrativamente no STF configura um passo adiante”. Ainda acrescentou que “temos um longo caminho a percorrer: convencimento dos demais ministros, atuação no Congresso Nacional… mas acredito que com os argumentos corretos e realistas, com a unidade das entidades sindicais e suas bases fazendo a pressão necessária teremos sucesso.”

Após a reunião de ontem, os Coordenadores da Fenajufe fizeram repasses pelo canal da Federação no Youtube:

Franklin Schmalz, do SINDJUFE/MS com informações da FENAJUFE.