SINDJUFE/MS alerta filiados e filiadas sobre tentativas de golpes virtuais

Na tarde da última terça-feira (15), recebemos um e-mail referente à conta de um serviço de telefonia contratado pelo sindicato, mas ao abrirmos, percebemos uma diferença exacerbada entre o valor pago de costume e o expresso no documento. Além disso, confirmamos que aquela conta estava em débito automático e o pagamento referente àquele mês descrito, já fora realizado. Concluímos então, que fomos vítimas de uma tentativa de golpe, uma prática cada dia mais comum e que com o avanço da tecnologia e seus recursos, pode ser cada vez mais imperceptível.

Pensando nisso, organizamos abaixo 7 tipos de golpes virtuais mais comuns para você entender como eles podem ser aplicados e assim se prevenir para não cair nessas ciladas..

1. Engenharia Social: É quando alguém liga pra você, se passando por algum “suporte técnico” e faz perguntas sobre suas informações, como o número do seu cartão, código de segurança, data de nascimento, entre outros. Empresas legítimas não pedem que você forneça seus dados, em geral, elas informam e cabe a você apenas confirmar. Ah, esse golpe também pode vir pelas redes sociais, através de mensagens diretas, então, também se atente a isso.
  2. Fraude amigável: Quando alguém se utiliza do acesso que têm a você e seus pertences (principalmente celular e notebook) e pode tirar print dos dados do seu cartão, salvar seus dados em uma outra loja para fazer a compra depois. Não compartilhe imagens com seus dados de pagamento com ninguém e redobre a atenção quando outra pessoa estiver utilizando seu celular e notebook, ou até mesmo quando estiver fazendo uso em espaços públicos.
  3. Boletos falsos: O fraudador geralmente emite um boleto falso para uma compra que ele sabe que você fez, ou se passando por uma empresa em quem você confia e utiliza os serviços. Para evitar de cair em golpes desse tipo, duas informações no boleto são extremamente importantes: os dados do beneficiário e os dados do pagador. Se alguma informação estiver faltando ou reconhecer alguma diferença entre os boletos já pagos anteriormente, desconfie e entre em contato com a empresa por um canal de atendimento confiável.
  4. Lojas que não aceitam cartão de crédito: A maioria das compras onlines são realizadas pela modalidade crédito, então se você está fazendo compra em determinado site e entre todas as opções de pagamento , não tem o cartão de crédito, desconfie. Em compras onlines, a maneira mais segura de comprar é através do cartão de crédito.
  5. Phishing e smishing: Neste golpe, são disparados e-mails e SMS para inúmeras pessoas, na intenção de que alguém seja pescado, geralmente com ofertas muito atrativas, ou promoções que você ganhou, a fim de obter suas informações pessoais, como CPF, dados bancários. Evite clicar em links recebidos e sempre faça a preferência de digitar o endereço ou buscar pelo site direto em seu navegador.
  6. Falsa Central de Atendimento: É quando entram em contato por telefone se passando por uma central de atendimento convencional ou até uma central de atendimento antifraude e solicitam os dados de seu cartão, como número, código de segurança, data de validade e sua senha. Essas informações são extremamente importantes e não devem ser repassadas a ninguém, como já foi dito aqui: empresas legítimas não perguntam seus dados, mas os confirmam com você.
  7. Golpes pelo WhatsApp: O golpista pode entrar em contato com você se passando por alguma empresa e solicitar seus dados, ou também pode entrar em contato com você, enviando um link para invadir sua conta de Whatsapp e aplicar golpes em pessoas que são suas conhecidas, como pedir dinheiro emprestado em seu nome. Além de reforçarmos aqui que você não deve informar seus dados através do Whatsapp, você também pode ativar a verificação em duas etapas no seu aplicativo, através do caminho: Configurações>Conta>Verificação em duas etapas.

O Sindjufe/MS aproveita o momento para alertar a categoria a tomar todo cuidado com os estelionatários que estão à espreita!

Redação: Agnes Viana, SINDJUFE/MS.

Fonte: https://focanodinheiro.neon.com.br/controle-financeiro/golpes-pela-internet