SINDJUFE/MS integra atividades da Fenajufe em Brasília pelo Antecipa STF e PL 2342

O SINDJUFE/MS, representado pelas coordenadoras Márcia Pissurno e Zeneide Andrade; e pelas sindicalizadas Fabia Brites e Lia Glauce, integrou as atividades ocorridas em Brasília, entre esta terça (08) e quinta-feira (10) em prol das pautas de interesse dos servidores do Judiciário Federal.

Na terça-feira, a coordenadora Márcia integrou a delegação da Fenajufe que se reuniu com a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber, para, entre outras pautas, tratar sobre a antecipação da parcela da recomposição salarial parcial de 2025 para 2024. Confira a reportagem AQUI

Enquanto isso, as demais representantes do sindicato percorreram os gabinetes e estiveram com as assessorias dos Senadores, em um trabalho de mobilização pela aprovação do PL 2342/22 que, entre suas emendas, está a de não absorção das parcelas de quintos e VPNI nos reajustes.

A matéria estava incluída na pauta de votações da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado da quarta-feira, com sessão marcada para às 10 horas. Nesse dia, a comitiva do SINDJUFE/MS compareceu na reunião da CCJ onde o projeto não foi apreciado devido a um pedido de vista coletiva. Durante a sessão, o parecer favorável apresentado pelo relator, senador Weverton (PDT/MA) foi lido pelo relator ad hoc, o senador Izalci Lucas (PSDB/DF) antes do pedido de vista.

Nesta quinta-feira, o SINDJUFE/MS e o Sindissétima estiveram no gabinete do senador Weverton e, durante conversa com a assessoria do senador, foram informados de que o projeto será levado à votação pela Comissão de Constituição e Justiça na próxima quarta-feira (16), com requerimento de urgência para ser encaminhado para análise em Plenário.

Diante dessa informação, os representantes estiveram com a assessoria do senador Rodrigo Pacheco que reafirmou os esforços do presidente do Senado Federal para que, tão logo o requerimento de urgência seja aprovado pela CCJ, leve a matéria para a votação no Plenário.

Confira o Informe SINDJUFE/MS feito diretamente do Congresso Nacional sobre o PL 2342:

Antecipa STF

O SINDJUFE/MS também integrou a mobilização convocada pela Fenajufe para o Antecipa STF. Servidores de diversos estados se concentraram, na quarta e nesta quinta-feira (10), na frente do Supremo Tribunal Federal e reivindicaram a antecipação da parcela da recomposição salarial de 2025 para o próximo ano.

Durante o ato, coordenadores da Fenajufe se reuniram, na quarta, com o Secretário de Gestão de Pessoas do STF, Miguel Ricardo de Oliveira Piazzi, e nesta quinta-feira com representantes do Setor de Orçamento da Suprema Corte, onde foram informados que, conforme o compromisso da ministra-presidente, foi solicitada a realização dos estudos, na agilidade necessária, para a viabilidade da antecipação da parcela à categoria. Na avaliação da Federação Nacional, o encaminhamento dos estudos é uma boa notícia, pois demonstra que a mobilização surtiu o efeito de pressionar a pauta do Antecipa STF no próprio Supremo Tribunal Federal.

Vale reforçar que o prazo para o encaminhamento da Proposta Orçamentária com a antecipação da parcela termina nesta sexta-feira (11), feriado no Judiciário devido ao Dia de criação dos cursos jurídicos no Brasil.

O SINDJUFE/MS segue atento e integrado no trabalho conjunto em favor dos servidores do Judiciário Federal e MPU.